quinta-feira, outubro 14, 2004

Alice, Da Vinci, futebol, rock'n'roll e a inversão dos pólos

A essa altura cês devem estar pensando "ih, aquela ali bebeu óleo de mamona". Né nada disso. É que ontem tava parada na frente do posto de combustíveis quando bati os zóios na prateleira de revistas, e fiz uma coisa que não fazia há uns 6 ou 7 anos: comprei a Superinteressante. Por causa da capa, obviamente.

Que é o livro best-seller do ano, O Código Da Vinci. Quem já leu o livro e ainda não foi procurar informações sobre merovíngios, as obras de arte, as ordens religiosas, etc., tem um pontapé inicial na revista - das pinturas a versão online só traz o Homem Vitruviano, a impressa traz também a Santa Ceia, a primeira Madona das Rochas, a Mona Lisa e o auto-retrato de Leonardo.

Por sorte a edição de outubro também tem outras coisas interessantes, feito o mapa do País das Maravilhas, os conflitos mundiais explicados numa partida de futebol, os 50 anos do roquenrôu e como a inversão dos pólos magnéticos da Terra é um evento sazonal.

Aaaaaaaaaah, e tem também um exercício de adivinhação chamado "E Se...", que pergunta como seria a América caso os espanhóis não tivessem aqui chegado. Desse não achei graça.

Boa parte disso tudo tá disponível online em www.superinteressante.com.br e a palavra-chave para ter acesso ao conteúdo de quem comprou a revista na banca é VITRUV. Atenção: a matéria contém spoilers.

Agora, uma coisa que achei legal e não está no site é o editorial. Fala sobre censura e é muito bom.