quarta-feira, junho 16, 2004

Lembra disso?

"Ainda dá tempo de achar um par pra você passar o Dia dos Namorados!"

Essa frase ficou piscando um tempão enquanto eu lia as notícias sobre o racionamento, semana passada. Na hora apenas incomodou, distraiu minha atenção [fiquei sem saber, por exemplo, se o tal 'apagão' será de manhã, de tarde ou de noite] -- mas depois de um comentário aqui, um email recebido ali, uma espiada nos mecanismos de busca acolá, cheguei a uma conclusão singela: só tá sozinho quem quer, porque o que não falta é site de encontro.

"Mas será que funciona, tia Lu?!"

É, aí é que está o problema. Será? Como posso sugerir aos meuzamigos e às minhazamigas de auditório que procurem o tempero do seu empadão num site, sem saber se dá resultado? Pois, num enorme sacrifício, decidi fazer um test-drive em treze desses serviços de encontro e, claro, trazer o resultado à tona. Uma coisa posso adiantar: foi divertido.

Criei uma persona não muito diferente de mim, isto é, mulher, faixa etária 30-35 [ou 25-35 ou 31-40, dependendo do caso], heterossexual, com interesses em literatura, informática, cinema e música e um endereço de email alternativo -- o que se revelou importantíssimo, já que alguns sites divulgam o email em listas públicas. Dois spams recebidos bastaram para mostrar o acerto da decisão.

Eis os sites testados, começando pelos portais:

Amigos Virtuais -- UOL: Vale dar uma boa lida em Dicas de Segurança. Opção para publicar ou não o endereço de email; assinante UOL pode publicar foto. As respostas vêm por email, mas apenas após confirmação, também por email, de que o dono daquele endereço realmente cadastrou-se na página. Duas respostas ao perfil publicado.
http://app.uol.com.br/amigosvirtuais/

Almas Gêmeas -- Terra: Seiscentos mil cadastros disponíveis; possibilidade de ganhar prêmios na Maratona. Respostas por email: quatro respostas para o perfil publicado. Ruim: aceitam todos os cadastros; se cadastrarem alguém à revelia, ele que se vire para sair.
http://almas.terra.com.br/almas/

Cupido Net -- OSite: Quatrocentos mil cadastros; aviso de respostas por email; não exige confirmação. Nenhuma resposta.
http://cupido.editorial.osite.com.br/scripts/br/cupido/index.php3

Paralela -- iG: Uma confusão só -- tá meio escondido em 'Relações', num item chamado 'Beijo, Abraço ou Aperto de Mão?'. Requer confirmação por email mas não envia as respostas: para saber se houve interessados tem que visitar a página. Deve ser por isso que não tive nem uma resposta lá...
http://www.paralela.com.br/

Te Pego -- Cidade Internet: Não exige confirmação; não avisa quando há resposta, precisa visitar a página pra descobrir. Nenhuma resposta. Cadastrando-se aqui você recebe boletins informativos da Metropolitana FM.
http://www.tepego.com.br/

Amor@AOL: Não exige confirmação, mas dá o caminho para sair do jogo. De longe o de resultados mais rápidos [vinte minutos após o cadastro já tinha uma resposta] e o de mais resultados [onze respostas].
http://amor.americaonline.com.br/index.htm

Cara-Metade -- GBL: Quatrocentos mil cadastros. Não requer confirmação mas envia um email avisando que o cadastro foi feito com sucesso, com senha e tudo. Também avisa se há resposta. Nenhuma resposta.
http://cara.gbl.com.br

Cupido Loko: Funcionamento confuso; não exige confirmação; não avisa sobre respostas. Nenhuma resposta.
http://www.cupidoloko.com.br/

Superencontros: Não exige confirmação mas envia um email com os dados necessários para visitar a página e sair do jogo; avisa se há respostas. Nenhuma resposta.
http://www.superencontros.com.br/

Fábrica de Namoros: Até modelo de carta eles oferecem, pra quem não tem lá muita imaginação. Não exige confirmação; não avisa se foi cadastrado. Acho que avisam por email se há interessados, mas não teve nenhum.
http://www.namoros.com.br/

Namorados: Contagem regressiva para doze de junho. Onze mil cadastros. Não exige confirmação; não avisa se foi cadastrado... Enfim, igualzinho o anterior, inclusive no resultado: nenhum.
http://www.namorados.com/

Par Perfeito: Idem.
http://www.parperfeito.com.br/

Me Dei Bem: Idem. Uma resposta.
http://www.medeibem.com.br/

Eu Tô Facinho -- das revistas Trip, TPM e e-nós2, da Zip.Net: Fico devendo. Sabe como é, pedem foto e *isso* eu não estou muito a fim de fornecer. Nem por uma causa tão nobre ;o) Mas os sortudos mais solicitados ganharão um jantar no dia 12 de junho, com direito a aparecer nas tais revistas. E o domínio é engraçadinho.
http://www.eutofacinho.com.br/

Agora, minha impressão [pessoal, claro] de tudo isso. Juro que eu não fazia idéia de quanta gente procura um par pela Internet. Mais ainda: não tinha idéia de que existiam *tantos* sites de encontros na Internet. Deve ser essa a tal relação oferta/procura, pois não? Um dos interessados enviou resposta para dois sites diferentes, em dias diferentes, o que deve significar que ele procura com afinco. Ou então gostou mesmo de mim ;o)

Responderam aos anúncios homens de 20 a 55 anos de SP, RJ, GO e PR -- e alguns deveras interessantes, sim, senhor... Aham. Mas como a finalidade era meramente investigativa [para não dizer curiosa] fica por isso mesmo. Um ponto em comum em todos os serviços é a seção de relatos: pessoas que encontraram seu par pela Internet dão testemunhos. Alguns viraram namoros reais, outros não. Mas todos, todos os namoros reais que conheço que começaram pela net não passaram por estes sites e sim em salas de chat, onde a interação é muito maior e não se restringe a um formulário padronizado contendo dados como altura, cor dos olhos e interesses gerais. É necessário um pouco mais que isso pra despertar o interesse de alguém, espero. Algo como senso de humor, joie de vivre, que não se mede nem tem cor.

---

Isso foi publicado no 700km há três anos. Até hoje recebo propostas no email - e a maioria vem do Superencontros. Se calhar...