domingo, agosto 31, 2003

A Imagem da Beleza

Faz meses que estou para comentar isso. Até estranhei, na verdade, que ninguém o tivesse feito antes. Eu esperava que alguém mais articulado escrevesse o que penso melhor [escrevesse melhor o que penso], coisa que tem sido muito comum ultimamente – mas não foi o que aconteceu. Agora que ninguém se lembra mais do que se passou vou tentar dizer com minhas próprias palavras.

Trata-se da tal fotinha da Preta Gil pelada no encarte do CD da moça. Só o que li por aí foi “mas essa aí não se enxerga, não? Feia, gorda, tássia, ridícula” e outros adjetivos e indignações do gênero vindas inclusive [ou principalmente] de outras mulheres. Eu lia aquilo e me incomodava. As mesmas mulheres que levantam bandeiras contra a indústria da magreza, a ditadura da anorexia, a neura da beleza padronizada pela Gisele Bündchen, apologistas da celulite ridicularizando a Preta Gil nua.

Eu achei a foto linda. Seriamente. Achei a Preta Gil linda. Quase uma pintura. Não manjo niente de fotografia pra dizer se luz tava certa, se a pose tava isso ou aquilo, só sei que para mim a foto da Preta Gil pelada significa Respeito. Ou como diz a Aretha Franklin: âr-i-éss-pí-í-cí-tí, respect. Se ela pratica o pecado da Soberba, como foi acusada também, dane-se. Ela tem o direito. Mas nada me tira a tristeza de ver a atitude da moça sendo alvo de tanta pedrada de todo lado.

É isso. Desengasguei.