segunda-feira, maio 05, 2003

Spam parece barato, mas quem recebe paga a conta

Engana-se quem pensa que spam é só um tipo de mala direta. A diferença
está em quem paga a conta. Na mala direta, é quem manda. No spam, é quem
recebe. "O spam consome banda (de comunicação), mas reduzo bastante o
número de mensagens que chega ao usuário", explica o diretor da Mandic
Internet, Aleksandar Mandic. Para calcular o custo do spam há dois tipos
de cálculo. Uma leva em consideração o tempo e recursos perdidos quando
se recebe o spam. Outra se baseia nos custos de defesa do provedor. O
primeiro caso inclui o tempo adicional de conexão ao provedor, o custo do
trabalho do usuário e o tempo perdido na tarefa. Se uma empresa tiver cem
funcionários com contas de e-mail, o salário médio for R$ 10 por hora e
cada conta receber 50 spams por dia, a produtividade perdida num ano será
de quase R$ 17 mil, ou R$ 70 por dia. A calculadora está no site
http://www.cmsconnect.com/Marketing/spamcalc.htm. (OESP p.I-3,
05/05/2003)