quinta-feira, março 06, 2003

Anatel elabora regulamento para uso do 0300

O serviço deverá ser suspenso em todas as concessionárias caso não haja providências. O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, informa que desde setembro já está proibida a oferta do 0300.

“Os serviços já comercializados estão em funcionamento, em alguns casos. No entanto, as operadoras não têm o direito de comercializar o 0300 desde setembro”, ressalta Schymura.

É uma no cravo e outra na ferradura... Por um lado, o custo de um Call-center que opere exclusivamente via 0800 é um dinheirão que acaba encarecendo mensalidades ou preço de produto. Por outro lado, jogar todo o ônus do 0300 pro cliente - inda mais considerando-se a lerdeza de alguns atendimentos [esse serviço é pago *por minuto*] - é um tiro no próprio pé.

Explicando melhor: é diferente ligar no 0300 do Shoptime, por exemplo, pra comprar um protetor contra marcas de pneu em parede de ligar num provedor de serviços de valor agregado para cancelar o serviço. No primeiro os minutos são gastos de forma útil e o atendimento tem que ser ágil para atender mais pessoas em menos tempo. No segundo o atendimento é instruído para segurar o cliente, não deixar cancelar. E o "taxímetro" rodando...

Conheço casos em que cidadão gastou R$ 36,25 em uma hora e quarenta minutos de enrolação que só terminaram quando usou as duas palavrinhas mágicas. Não, não é "por favor", e sim "Procon" e "IDEC".
:oP

Mas vamos ver o que vai virar isso...