segunda-feira, fevereiro 24, 2003

O Enigma da Pirâmide

[Young Sherlock Holmes, 1985]

Apesar de gostar muito de livros de suspense, de A. Conan Doyle só tenho Um Estudo em Vermelho, justamente o livro de estréia do detetive adicto. Tinha recém-lido quando assisti O Enigma da Pirâmide na Sessão da Tarde pela primeira vez.

O filme misturava dois assuntos que eu adorava, história de detetive e mitologia egípcia. Achei impressionante a possibilidade de existir uma pirâmide nos subterrâneos de Londres, as técnicas de mumificar sete jovens vivas, o primeiro embate intelectual entre Holmes e Moriarty [eu torcia descaradamente pelo Prof. Moriarty, confesso].

Também fiquei fascinada com a música cantada no sacrifício das virgens [acho que não eram virgens, né? Qualquer jovem servia?]. Minha pálida lembrança diz que era Carmina Burana. Magina, uma obra clássica num filme para entreter adolescentes! Virei fã.

Única coisa que não entendi foi o disclaimer logo no início do filme que dizia que Sir Arthur Conan Doyle nunca havia escrito sobre o primeiro encontro entre Holmes e Watson, o apastelado, e que aquele filme era uma homenagem e uma forma de suprir essa lacuna - ou algo parecido com isso.

Pois, mas o primeiro encontro foi descrito logo no primeiro livro! Só não digo que foi no primeiro capítulo porque não me lembro com tantos detalhes assim. E no filme... hmmm... Ei!! Tinha um outro rival de Holmes no colégio que era o próprio Draco Malfoy do Harry Potter! Um que desafiou Holmes a encontrar o vaso desaparecido.
:oO

Quem dirigiu o fi... Ah, Chris Columbus, seu safadinho...