sexta-feira, setembro 07, 2007

Quimerismo

Dois dos meus seriados favoritos abordaram o mesmo tema, ontem à noite - o que significa que, quando o segundo passou, eu já matei a charada porque tinha visto no primeiro. Iei!

O quimerismo é uma anomalia genética razoavelmente rara [médicos estão a descobrir que pode ser mais freqüente do que se imagina], que ocorre nos primeiros dias de gestação quando há dois óvulos fecundados compartilhando do mesmo útero. Em vez de se desenvolverem dois gêmeos fraternos, uma das sopinhas de células "engole" a outra. O bebê resultante carrega então duas cargas genéticas [DNA] diferentes, mas não no corpo todo. Geralmente um ou alguns órgãos têm o DNA de um, o resto do corpo tem do outro. Numa das séries de ontem, o DNA "alienígena" [ou estranho ao corpo] estava nas células dos sistema reprodutivo; isso impedia ligar o material colhido numa mulher estuprada ao criminoso. Na segunda série o DNA alien estava na área do cérebro que provoca alucinações. Outras formas de quimerismo são o hermafroditismo e pessoas com olhos de cores diferentes [bem que eu desconfiava que meu antigo professor de matemática era um monstro!].

O termo quimerismo vem do grego - da mitologia grega. Quimera é um animal parte leão, parte cabra e parte serpente [ou dragão, dependendo de quem conta], que foi morto pelo herói Belerofonte montado no cavalo alado Pégasus [lembra de Missão Impossível: II?]. Hoje em dia também batiza um peixe e qualquer mix esdrúxulo. Leite com manga não entra na categoria.

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Batata,

que incrivel. Vi hoje de manhã CSI Ep. 4.23 (linhas de sangue). E agora a noite vejo House Ep. 3.02 (com ou sem bengala) e adivinha... quimerismo. Procurei no google e resolvi compartilhar esta mesma esperiência com você.

Beijos,

Daniel Bracher

1 de dezembro de 2007 às 20:14  
Blogger naomi . said...

daniel, coincidência! também assisti os dois no mesmo dia.

achei o máximo quando o grissom passou aquela luz especial nas costas do suspeito... será que aparece em todos os portadores de quimerismo?

beijão!

2 de dezembro de 2007 às 12:31  
Blogger Bruno M. Vargas said...

Parece que todos que leram isso, pesquisaram no Google e vieram parar aqui. Enfim, gostei do Blog todo, tu es uma batatinha muito tri!

6 de dezembro de 2007 às 19:50  
Blogger naomi . said...

dollee, achei quimerismo uma condição muito interessante! e, pelo jeito, mais gente também achou...
:oD

passou de novo na universal nessa semana e só na 2ª vez que assisti percebi que a atriz que faz a mãe do garotinho é a sheryl lee, a laura palmer de twin peaks! poutz, o tempo passa...

7 de dezembro de 2007 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

Quando acaba o episódio 3.02 de House M.D, os dedinhos incesantes colocam "quimerismo" no Google e essa é "a" entrada. Gostei de saber. ;)

15 de fevereiro de 2008 às 22:52  
Anonymous Anônimo said...

CSI é pura cultura mesmo rsrs
Antes mesmo de assistir ao Final do Episódio vim pesquisar sobre Quimerismo... muito interessante

Vlw

10 de abril de 2008 às 01:18  
Anonymous Anônimo said...

eu vi o episódio do house...



Será que TODAS as pessoas que tem olhos de cores diferentes são quimera?

30 de abril de 2008 às 14:21  
Anonymous Anônimo said...

Pois eu, tenho uma vaga ideia de ter visto qualquer coisa na tv sobre o assunto, mas o que me fez ir ao google pesquisar "Quimera", foi quando o meu médico me disse que temos de aguardar pelo resultado do exame de "Quimerismo", pois fiz um transplante de Medula Ossea à dois meses.Para já está tudo OK, falta o resultado do tal exame.

18 de junho de 2008 às 12:53  
Anonymous Anônimo said...

legal cara,
também cheguei até aki porque olhei no house e procurei no google :p as vezes agente fica na duvida se esas coisas existem mesmo. parabens

6 de julho de 2008 às 19:04  
Blogger Animação na África said...

Mtoo bom!!!!!
A explicação fico mtoo dahora (e as piadas tb)!!!

vlw

abraço

11 de julho de 2008 às 23:19  
Blogger SINÉDRIO said...

Assisti um documentário no Discovery Channell, achei interessante e intrigante. Já tinha ouvido essa palavra citada em uma música de um cantor/compositor de MPB (Música Polpular Brasileira), que não lembro o nome agora, onde este cita esta palavra em um trecho da música referido-se ao "amor quimérico" que sua amada setia por ele(hora era de um jeito hora de outro). A palavra me intrigou e fui buscar resposta para o seu significado no Dicionário e só encontrei a que se refere a mitologia. Nada sobre medicina, genética, etc.
No que se refere ao hemafrodismo, existem algumas espécies marinhas que possuem dois orgãos genitais (Seria também uma forma de quimerismo???, sem contar com outros seres que existem no nosso planeta que são totalmente desconhecido por nós, pois afinal é a natureza mostrando seus infintos mistérios .
Saudações
Nilberto

14 de julho de 2008 às 13:01  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom. Há umas semanas reprisou o episódio de C.S.I. Hoje passou o de House (muito bom, por sinal, um dos meus favoritos) e eu acertei o diagnóstico, graças ao Grissom... ;)
Quimerismo parece ser uma das mutações genéticas mais legais existentes. Quero dizer, se você não a tem, claro.
Parabéns pelo blog.

16 de julho de 2008 às 21:04  
Anonymous Anônimo said...

puxa, só agora percebi que este post é o primeiro resultado na busca por "quimerismo" no google!

muito legais os comentários, pessoal, desculpem por eu não responder antes, é que mudei o endereço do blog... na verdade, parei de atualizar aqui e transferi a maioria dos posts para http://batatatransgenica.wordpress.com/

um abraço,
naomi.

17 de julho de 2008 às 11:34  
Anonymous Anônimo said...

é incrivel o numero de pessoas que assistiu house e vai procurar no google...
suahsuhaushauhsa

Acabei de assistiru o episodio 3x02

To falando... quando eu acaba de assistir as 4 series sao quase enfermeiro...

28 de julho de 2008 às 17:12  
Anonymous Anônimo said...

pow tbm vi no "CSI" e não sabia que no "DR.House" abordava esse assunto! Concordo com alguem aqui que disse que CSI é cultura...
mas ai não sabia que pessoas com cor dos olhos diferentes se tratava tbm de quimerismo...se alguem conhece mais sobre isso por favor me informe!
um abraço!

14 de setembro de 2008 às 18:48  
Blogger JIMMY AVILA said...

poie é eu tambem vim pasrar aqui.

3 de novembro de 2008 às 03:03  
Blogger JIMMY AVILA said...

tambem vim parar aqui

3 de novembro de 2008 às 03:04  
Blogger Jack said...

ahaha parece que v'rias pessoas tiveram a mesma idéia que eu...
enfim, ja faz tempo que assisto House e sempre me pergunto sobre a veracidade da série. Assisti o episódio agora sobre o Quimerimo, e decidi pesquisar, e nao é que existe mesmo

30 de novembro de 2008 às 14:30  
Anonymous Anônimo said...

Ahh!!! Eu acabei de assistir! Pesquisei também!
Adorei !

21 de fevereiro de 2009 às 00:53  
Anonymous Anônimo said...

Eu assisti ao CSU e fiquei muito intereçada até achei que seria um pouco de fantasia mais pesquisando e tem muito fundamneto,legal

22 de fevereiro de 2009 às 14:40  
Anonymous Pri said...

ok, eu sou uma faísca atrasada. vi a repise da reprise da reprise de House hoje, e ora puxa vida, vim parar aqui também :)

5 de agosto de 2009 às 21:30  
Anonymous Pri said...

*reprise, não repise.
sério que era a Laura Palmer?
Nem reconheci!

5 de agosto de 2009 às 21:34  

Postar um comentário

<< Home