domingo, setembro 18, 2005

O Gênio do Crime

Quem tem mais de 30 anos *cof* decerto conhece Gordo, Berenice, Pituca e toda a turma criada pelo escritor João Carlos Marinho: foram 11 livros publicados desde 1969, e o 12º está para sair, Assassinato na literatura infantil [quase que digitei "Assassinato na Academia de Letras". Parece, num parece?].

Eu li o do título e "O livro da Berenice", era obrigatório pra escola - mas li com gosto, ao contrário de José de Alencar, que não posso ver na frente até hoje. Pela sinopse de "Assassinato..." tenho quase certeza que esse vai ser o terceiro do autor que lerei. E também porque adorei a entrevista dele.

UOL Crianças - O que você lia quando era criança?
João Carlos Marinho - Eu lia Monteiro Lobato e histórias em quadrinhos. As HQs eram diferentes, não tinham essa preocupação exagerada de não mostrar a violência para as crianças. Hoje em dia as crianças vêem a violência em todo lugar, menos no que é feito para elas. Já mudaram até a letra de "Atirei o Pau no Gato"!
Acho isso ruim. Você pode evitar a exposição exagerada ou maldosa à violência, mas não mascará-la.
Meus livros têm violência porque são aventuras e numa aventura os heróis correm perigo. Se o bandido não é perigoso, qual é a graça de enfrentá-lo? E eu faço isso sem apelar para a violência excessiva.