segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Se você tivesse direito a um pedido, um só, o que você pediria?

Esse é o mote do filme Viagem Sem Destino [Interstate 60, EUA, 2002]. Neal Oliver [o pastel James Marsden Cyclop de X-Men 1 e 2] completa 22 anos sem saber o que vai fazer da vida: é filho de um advogado bem-sucedido mas trabalha como repositor num armazém, tem uma namorada por quem não é apaixonado e ele pede por respostas. Por sorte - ou azar - O. W. Grant ouve seu pedido [o camaleônico Gary Oldman, que já foi Dracula e atualmente filma Sirius Black de Harry Potter].

Sempre achei que a grande sacada do demônio, se existe, é dar apenas e justamente aquilo que o homem pede. O filme segue um pouco essa linha quando mostra as conseqüências dos desejos satisfeitos de um yuppie e do homem que aparece na primeira cena explicando a existência de O. W. Grant a dois universitários num bar.

Para obter suas respostas Neal é contratado por Christopher Lloyd [o Doc da trilogia Back to the Future com Michael J Fox, que faz um ponta como o yuppie] para cruzar o país e entregar um pacote, numa rodovia que não existe no mapa, a tal da Interstate 60. Durante a viagem personagens bizarros freqüentam o carro de Neal, como o ex-publicitário que não tolera mentiras [o ótimo Chris Cooper], a viúva Ann-Margret, o xerife Kurt Russell. De certa forma, é quase uma fábula moral.

Dizem que quando foi lançado em vídeo no Brasil não tinha saído nem no cinema americano. É quase um independente, a despeito do elenco de pontas fabuloso. O diretor e idealizador de Interstate 60 é Bob Gale, que roteirizou os filmes De Volta Para O Futuro e algumas histórias em quadrinhos [saga Terra de Ninguém, Batman, etc.]. O filme todo é cheio de referências, aliás. A presença dos atores de Back..., uma revistinha dos Uncanny X-Men na mesa de Neal, quadros do Homem-Aranha nas paredes.

Uma curiosidade: o título em português brasileiro ficou "Viagem Sem Destino", mas na legenda de abertura o título aparece como "Interstate 60 - Episódios da Estrada", tradução literal do original Interstate 60: Episodes of the road.

Segundo o próprio Bob Gale, o filme é uma mistura das Viagens de Gulliver, Alice no País das Maravilhas e Além da Imaginação. Eu só digo pra tomar cuidado com o que deseja.
;o)

Trailer.

O que achei do filme:

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu só quero saber aonde eu acho esse filme!!

14 de dezembro de 2007 às 01:17  
Blogger naomi . said...

não tem pra vender em dvd, quando eu assisti foi em vhs de locadora.

ouvi dizer que passou em algum canal a cabo, anos atrás.

14 de dezembro de 2007 às 02:20  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito do filme, quando o vi foi em um canal a cabo. Estou a procura também, boa sorte a todos.

17 de fevereiro de 2009 às 22:01  
Anonymous Anônimo said...

Galerinha, filme muiuto show, assisti um trecho na casa de um amigo quando passou na tv a cabo. No emulinha tem pra baixar com legenda, ok?

Vale a pena! Principalmente pela Amy Jo Jhonson! :)

28 de setembro de 2009 às 21:33  

Postar um comentário

<< Home