quinta-feira, novembro 21, 2002

Gentileza pode ser fatal em casos de ataque cardíaco, revela estudo *

Calma, o estudo diz que só as mulheres que contam com apoio familiar e de amigos estão propensas a sofrer um segundo ataque cardíaco – que pode ser fatal.

“Mas como?? Isso não faz sentido! Quer dizer que mulher abandonada à própria sorte e homens têm 3 vezes mais chances de se recuperarem sem o segundo ataque? Mas coooomo??”

Eu diria que faz sentido, sim. Da última vez que passei por intervenção cirúrgica estiveram comigo: minha mãe, minha irmã, a mãe da minha cunhada, a irmã da minha cunhada, uma tia que não via há 5 anos, uma amiga dessa tia que eu não conhecia, uma outra tia que gostaria de não ver por 5 anos, um tio, minha avó, meia dúzia de amigos e um conhecido que acompanhava a esposa internada no mesmo dia e aproveitou para fazer uma social.

Tudo isso em 2 dias! E – o que é pior – uma das tias acompanhou a enfermeira na hora de retirar a sonda... Eu estava muito grogue para pedir um mínimo de privacidade - muito embora pense que nem deveria ser necessário pedir. É igual o curso de Secretaria Executiva que fiz: a primeira lição da preletora foi que é importante tomar banho todos os dias. Ôrra! Isso devia vir de berço, não num curso que paguei os tubos! [Sinal talvez que algumas pessoas não cumprem o ritual banhístico diário?]

Voltando ao escopo, foi muito estressante. Se tivesse passado por uma cirurgia cardíaca decerto também teria um troço. Tudo o que queria era descansar, mas quem disse que deixaram?

* Conteúdo restrito UOL, mas quem quiser uma cópia basta pedir.