segunda-feira, outubro 28, 2002

Este foi o primeiro DVD que comprei por mim e para mim, é meu e ninguém tasca!

LOOK AT ME, I'M SANDRA DEE

Este foi o verão Sandy. Meninas vestindo rosa-bebê e azul-calcinha pipocaram feito Gremlins na chuva e, acreditem, a imagem é mesmo tão terrível quanto parece... Sandy também é notícia sem fazer absolutamente nada: não se falou em outra coisa na semana passada que não fosse o chat que o UOL engoliu como sendo de Sandy & Junior. Para todo lado que a gente olhe tem alguém falando bem ou falando mal, mas falando dela. Pois eu vou falar -- digo, escrever -- sobre *outra* Sandy, a que deu origem e nome à filha do Xororó. Ou será do Chitãozinho? Pá, nunca sei quem é quem nessas duplas de dois...

Os maiores fãs da moça sabem que ela se chama Sandy mesmo, não é apelido para Sandra. E de onde os pais tiraram esse nome? Do filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina, claro. No finalzinho da década de 70 o filme foi sucesso nas telonas e na Sessão da Tarde: John Travolta e Olivia Newton-John e a turma da escola típica norte-americana [tal e qual o seriado da dupla S&J na Globo]. Olivia era Sandy, recém-transferida para o mesmo colégio de Travolta/Danny, tentando se enturmar e dando [ops] de cara com Stockard Channing/Rizzo.

Entre canções pop que viraram trilha sonora de muito namorinho na época e ainda tocam muito em FM no interior do País, Danny - ou Zucco, como era mais conhecido - e Sandy brincavam de gato e rato enquanto a malvada com coração de ouro Stockard aprontava todas e vivia aquela vida que toda adolescente saudável vive. Nem preciso dizer que Stockard era minha "ídala": se eu lembrasse o nome da personagem dela e não fosse muito esquisito e tivesse uma filha, daria o nome dela e não da Sandy. Enfim, o que seria do amarelo etc., etc., etc...

Stockard também alfinetava Sandy, chamando-a de Sandra Dee numa das músicas. Sandra Dee foi a atriz dos filmes da época da Turma da Praia cujo maior talento era a virgindade. Ou o marketing dela. Por falar em Turma da Praia, o galã-mor da Turma faz uma ponta muito divertida como anjo, Frankie Avallon.

Se a carreira/vida da Sandy brasileira seguir a evolução da Sandy de Grease teremos novidades logo, logo. No fim do filme [sim, eu vou contar o fim! Se você ainda não assistiu e pretende ver, pule a leitura a partir daqui] Sandy é outra pessoa: dos twinsets clarinhos e cabelo preso em rabos-de-cavalo domado, ela surge em couro preto justo e penteado "selvagem" [à custa de muito laquê, suponho]. Por ironia, Danny - o bad boy - tem a mesma idéia e muda também sua aparência para conquistar a moça. Quando os dois se encontram travam o seguinte diálogo musicado:

(Danny)
I got chills
They're multiplying
And I'm losing control
'Cause the power you're supplying
It's electrifying!

(Sandy)
You better shape up
'Cause I need a man
And my heart is set on you
You better shape up
You better understand
To my heart I must be true
(Nothing left
Nothing left for me to do)

(Ambos)
You're the one that I want
Oo-oo-oo, honey
The one that I want
Oo-oo-oo, honey
The one that I want
Oo-oo-oo, the one I need
Oh, yes indeed

(Sandy)
If you're filled
With affection
You're to shy to convey
Better take my direction
Feel your way

(Danny)
I better shape up
'Cause you need a man
(I need a man
Who can keep me satisfied)
I better shape up
If I'm gonna prove
(You better prove
That my faith is justified)
Are you sure
(Yes I'm sure down deep inside)

(Ambos)
You're the one that I want
Oo-oo-oo, honey
The one that I want
Oo-oo-oo, honey
The one that I want
Oo-oo-oo, the one I need
Oh, yes indeed

Filme: Grease, Nos tempos da brilhantina
Música: You're the One That I Want
Intérpretes: Olivia Newton-John & John Travolta

* Escrito no verão 2001